domingo, 11 de setembro de 2011

11 de Setembro, Dia Nacional do Cerrado. Parque Nacional das Emas inaugura novo portal

     Com a presença da Ministra do Meio Ambiente Izabela Teixeira, foi inaugurado neste domingo, 11 de setembro, o novo portal de entrada do Parque Nacional das Emas, com obras  do artista plástico Sinval de Carvalho, que esculpiu em fibra de vida animais encontrados no parque. O Parque Nacional das Emas localiza-se em Goiás nos municípios de Mineiros e Chapadão do Céu,  sudoeste do estado. É a maior área preservada do Bioma Cerrado em todo o planeta, com uma riquíssima variedade de flores, plantas, animais e centenas de espécies de pássaros, além de paisagens belíssimas em área de Cerradão, Cerrado, Mata Ciliar, Campo Úmido, Campo Sujo, Campo limpo e Veredas.

       Aberto à visitação, pelos 131.868 hectares o turista poderá observar porque o parque leva o nome da "Rhea americana". As emas são encontradas em grande quantidade, além de rica vegetação, corredeiras de águas cristalinas, animais como Veados-campeiros, Tamanduá-bandeira, Lobo-guará, Araras-Canindé, Tucanos, Sucuris, e diversas outras espécies.Podem ser observados também uma grande quantidade de cupinzeiros - morada dos cupins - feitas de barro que se eleva do solo a alturas que chegam ultrapassar um metro, que, em certas épocas do ano irradiam uma luz fosforecente, de tom azul-esverdeado, produzido pelas larvas dos cupins, o que dá a noite um colorido muito harmonioso: o fenômeno chamado "bioluminescência".     
      São duas entradas de acesso aos visitantes, uma a 25 km de Chapadão do Céu pelo portão Guarda do Bandeira, que leva à sede do Parque e outra a 80 km de Mineiros pelo portão Jacuba.




        O Parque Nacional das Emas foi criado em 11 de janeiro de 1961, pelo Decreto nº 49.874, assinado pelo então Presidente da República Juscelino Kubitschek, com o objetivo de proteger uma amostra representativa do bioma Cerrado. Em 6 de abril de 1972 os limites da Unidade de Conservação foram definidos pelo Decreto nº 70.375.
      Em 2001 o Parque Nacional das Emas, juntamente com o Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros foi declarado "Patrimônio Natural Mundial" pela UNESCO.

Um comentário: